Acompanhe o Marcelo Jabur

Artigos

Responsabilidades da Liderança

Nas últimas três décadas, pesquisadores de todo o mundo buscam entender os fenômenos que caracterizam a liderança. A razão para isso? Acredita-se que o líder possa guiar, conduzir ou direcionar pessoas para um objetivo único. Até esse momento, ainda não se discute o mérito do objetivo. Neste caso, caracterizaríamos como líder aquele indivíduo que tem a capacidade de mobilizar outras pessoas para uma conquista em que ele acredita como correta, justa ou adequada, independente se, à princípio, outras pessoas entendem aquele objetivo da mesma forma.


Podemos discutir se é possível que alguém motive, guie ou direcione outra pessoa na busca de objetivos que não são verdadeiramente dela. “Ah! O bom líder transforma a maneira de pensar dos liderados de forma a fazer com que eles reconheçam o que realmente é importante!” Será? Dentro das organizações, fica clara a diferença individual entre os colaboradores, gestores e membros da direção de uma forma geral.

Cada uma dessas pessoas, por muitas vezes, são motivadas a desenvolver seus trabalhos por razões estritamente pessoais. É evidente que as particularidades não vão permitir sempre que elas realizem o trabalho da maneira que pensarem ser mais adequada. A empresa tem suas premissas. Mas temos que entender que uma busca mais ou menos empenhada, dependerá do quanto ela se sente envolvida com aquela questão. Isso depende do líder? Acredito que sim. Mas destacaria uma resposta a essa pergunta: Isso depende do líder, também! Fundamentalmente dependerá dos fatores que motivam a pessoa, ou seja, do quanto chegar àquele objetivo atende suas necessidades pessoais. Como assim? Bom, se entendo que a motivação para o trabalho vem em função de se alcançar o atendimento a uma necessidade pessoal (e vem!), devo acreditar que qualquer iniciativa dos líderes que desconsidere as necessidades dos membros de sua equipe, tende a ser frustrada. Ou então ficamos no “finja que lidera que finjo que sou liderado!”


Grande abraço!