Acompanhe o Marcelo Jabur

Treinamentos

LIDERANÇA INTEGRAL, PRESENTE E TRANSFORMADORA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por quê a Liderança INTEGRAL?

A liderança de uma equipe não pode ser vista apenas como uma referência técnica. Isso tende a prejudicar a capacidade de inspirar e engajar as pessoas.
Da mesma forma, também não é sustentável que ela seja muito bem reconhecida pelos relacionamentos que estabelece, mas descuidada quando a organização, planejamento e gestão do tempo são demandadas.
Paralelo a isso, é fundamental que o exemplo dado pela liderança no dia a dia, seja sempre coerente com aquilo que ela propõe para a equipe. Não adianta orientar o time em determinado sentido, e as próprias ações do(a) líder apontarem para o sentido contrário.
Outro fator decisivo na Liderança Integral, á a confiança que as pessoas têm em quem está conduzindo a equipe. Ser confiável é um aspecto chave da integralidade em um(a) líder.
Uma Liderança Integral busca se desenvolver e atuar de forma alinhada com a responsabilidade que tem.
A junção das competências comportamentais, técnicas e morais na liderança, são decisivas para que as equipes tenham o envolvimento necessário para seguir de forma consistente na busca pela melhor performance.

 

Por quê a Liderança PRESENTE?

Seres humanos estão quase sempre pela metade. A ansiedade e a falta de foco fazem com que as tarefas sejam realizadas de forma superficial e ineficaz.
De acordo com os cientistas Killingsworth e Gilbert (Harvard University), quando as pessoas estão em alguma atividade específica, em pelo menos 47% do tempo, a mente tende a “viajar” para qualquer outro lugar que não seja aquela tarefa que a pessoa se comprometeu a fazer.
Metade das responsabilidades familiares são comprometidas, metade das funções sociais estão descuidadas e, claro, a metade das atribuições ligadas ao trabalho também carecem de um desempenho e foco muito superiores.
Dentro deste contexto, fica fácil estimar a qualidade da execução das tarefas pessoais e profissionais.
Também não é difícil imaginar o quanto este problema se agrava à medida que a mente viajante é das lideranças das equipes...
Quando falta a “Presença” para líderes, faltam também planejamento,orientação das pessoas,  acompanhamento, controle das atividades e qualidade na execução.
Da mesma forma, sobram retrabalho, desperdício, desânimo, insatisfação, falta de confiança e de perspectiva por parte da equipe.
Se uma das principais atribuições de um(a) líder é envolver as pessoas na busca pelos melhores esforços e resultados, o que esperar de uma liderança que está pela metade quando desempenha suas principais responsabilidades?
O que podemos esperar das equipes lideradas por pessoas que não conseguem estar integralmente nas suas funções quando são demandadas?
Estar presente é absolutamente decisivo para que cada profissional, independente de suas atribuições, possa ser o melhor que poderia ser. Este é o ponto!

 

Por quê a Liderança TRANSFORMADORA?

Vivemos em um mundo que muda em uma dinâmica jamais vista.
Somos empurrados, por todos os lados, por estímulos exigindo nossa adaptação.
São necessários ajustes nos processos, nos procedimentos, nas relações interpessoais, nos equipamentos, na estrutura de trabalho, entre outras tantas mudanças demandadas cotidianamente.
E, tudo isso, sendo conduzido por seres humanos...
Como esperar por um futuro de sucesso à medida que não temos, nas principais lideranças da empresa, uma prontidão mais clara para lidar com a transformação de forma mais natural, amigável e eficiente?
Seria justo esperar por uma equipe flexível e transformadora à medida que as lideranças têm sérias dificuldades para lidar com as necessidades de transformação?
A liderança Transformadora permite que as relações sejam otimizadas, que os caminhos sejam trilhados de forma mais econômica e que a cultura da mudança e da busca pelo aprimoramento seja predominante nas equipes e na empresa como um todo.

 

* Responsável pelo Programa: Prof. Dr. Marcelo Jabur
* O Programa é fundamentado nos Três Pilares (Integral/ Presente/Transformadora), que são estruturados em 07 módulos;
* Cada módulo do Programa poderá ser configurado para opções de 8 ou 4 horas de duração;
* Os exercícios individuais e em grupos acontecem em todos os módulos. A vivência dos conteúdos discutidos é fundamental para a retenção do conhecimento;
* Todas as atividades práticas têm o propósito de estimular a discussão de questões específicas das equipes de trabalho diretamente envolvidas no Programa;

* As soluções, propostas e discussões encontradas nos grupos, ao final de cada workshop, são compartilhadas entre todos os participantes. Com isso temos um fortalecimento da
aprendizagem e um compromisso ainda maior com a implementação de novas práticas;
* Durante os encontros, a abordagem dos conteúdos é feita em função das demandas e características dos profissionais envolvidos, bem como da cultura da empresa e do segmento de atuação como um todo;
* O Programa Liderança Integral, Presente e Transformadora é estruturado como um programa de MBA (in company) para desenvolvimento das competências mais relevantes em Liderança.