Artigos

QUAL É O SEGREDO DO SUCESSO?

Recebi uma frase há alguns dias em um dos grupos do WhatsApp, que me gerou, já no primeiro momento, profunda identificação: “A Alma é o Segredo do Sucesso”.

Parei para refletir sobre ela e percebi mais uma vez que as respostas para as perguntas mais complexas podem ser profundamente simples.

Nessa busca frenética pelo sucesso, os seres humanos vão buscar, muitas vezes, os objetivos de forma desordenada, desorientada e com baixíssima sustentabilidade.

As razões pelas quais as pessoas buscam o crescimento e o próprio sucesso, variam muito. Muitas se voltam para aquilo que tem “bombado” na internet; ou procuram investir na área que tem dado bom retorno financeiro; se voltam muitas vezes para o que o mercado está demandando; além daquelas que procuram o sucesso através de atividades que trouxeram sucesso para outras pessoas.

É igualmente comum verificar filhos se esforçando duramente para serem bem sucedidos nas atividades realizadas pelos pais ou, na maior parte das vezes, “sugeridas” pela família. Existe , de forma muito clara, uma pesada influência do ambiente sobre as escolhas profissionais e pessoais.

Não quero dizer com isso que as pessoas não devem se basear em todas essas informações para chegarem às suas escolhas. Mas quero ressaltar que a sustentabilidade para uma carreira profissional (que seja em diferentes atuações ao longo da vida) dependerá muito mais da identificação que temos com aquilo que fazemos (ou queremos fazer).

O alinhamento com os próprios valores, com a personalidade e com os propósitos mais genuínos é um diferencial muito grande. O sucesso é apenas uma consequência; não deve ser tratado como objetivo.

Esse pensamento é muito claramente reforçado em uma frase do filósofo e psiquiatra Viktor Frankl: “Não procurem o sucesso. Quanto mais o procurarem e o transformarem num alvo, mais vocês vão errar. Porque o sucesso, como a felicidade, não pode ser perseguido; ele deve acontecer; e só tem lugar como efeito colateral de uma dedicação pessoal a uma causa”.

Desejo a todos que tenham cada vez mais “Alma” em suas atividades. Grande abraço!